Nesta atividade, que culminou numa apresentação de trabalhos no sábado em que a comunidade veio à escola, eles foram solicitados a proceder uma sucessão de atividades. São elas:
- Observar as manifestações de trabalho no seu entorno: sala de aula, escola, trajeto casa-escola e em casa.
- Listar as profissões necessárias para desempenhar essas manifestações de trabalho.
- Descrever três dessas profissões, sem pesquisa, com o conhecimento que têm dela.
- Organizar-se em grupos de quatro estudantes.
- Escolher uma profissão por grupo. As profissões não podem se repetir, isso exige comunicação entre os estudantes das duas turmas.
- Entrevistar os profissionais (um ou mais), seguindo o roteiro de entrevistas dado e acrescentar perguntas que o grupo julgar necessárias.
- Confeccionar cartazes para divulgar o conhecimento adquirido com o trabalho.
- Expor os cartazes no sábado para toda a comunidade escolar.
O trabalho favoreceu a valorização dos profissionais da escola e também das famílias dos estudantes, fez com que tirassem dúvidas que nem sabiam que tinham, já que era comum - não é mesmo? - dizer a "tia do lanche" a "tia da limpeza" e por aí vai. Além do mais, os profissionais que estão no dia a dia dos estudantes têm atribuições, vantagens e desvantagens que eles, no último ano do Ensino Médio, nem imaginavam que existiam.
No momento da confecção dos cartazes, observei que um grupo ficou bastante insatisfeito com o fato de eu não dizer como eles deveria fazer, nem quais elementos deveriam colocar nos cartazes. Solicitei que cada grupo decidisse a maneira como exporiam os conhecimentos adquiridos com o trabalho desenvolvido nas últimas duas semanas, e isso gerou certo desconforto nesse grupo, que me chamou e quis discutir comigo por eu ter tal atitude. Depois de um tempo sozinhos conversando sobre o assunto, acabaram por criar o que foi um dos mais bonitos e criativos dos trabalhos expostos. Interessante notar o orgulho que os componentes ficaram pelo trabalho que eles próprios elaboraram.
AUTORIA AUTONOMIA PROTAGONISMO
Construí um Mapa Conceitual do trabalho desenvolvido nos terceiros anos do Ensino Médio.
O dia da exposição:
O trabalho acontecendo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário