Página inicial

Av. Pompilio Gomes Sobrinho, 23415 - Centro, Glorinha - RS, 94380-000
(51) 3487-1115

quinta-feira, 28 de maio de 2015

As Profissões que Fazem o meu Mundo Girar!

Em Seminário Integrado, os terceiros anos do Ensino Médio estão desenvolvendo a pesquisa sobre profissões. Junto à pesquisa, estão fazendo diversas atividades em que refletem sobre trabalho, estudo e profissões, das mais diversas.
Nesta atividade, que culminou numa apresentação de trabalhos no sábado em que a comunidade veio à escola, eles foram solicitados a proceder uma sucessão de atividades. São elas:
  • Observar as manifestações de trabalho no seu entorno: sala de aula, escola,  trajeto casa-escola e em casa.
  • Listar as profissões necessárias para desempenhar essas manifestações de trabalho.
  • Descrever três dessas profissões, sem pesquisa, com o conhecimento que têm dela.
  • Organizar-se em grupos de quatro estudantes.
  • Escolher uma profissão por grupo. As profissões não podem se repetir, isso exige comunicação entre os estudantes das duas turmas.
  • Entrevistar os profissionais (um ou mais), seguindo o roteiro de entrevistas dado e acrescentar perguntas que o grupo julgar necessárias.
  • Confeccionar cartazes para divulgar o conhecimento adquirido com o trabalho.
  • Expor os cartazes no sábado para toda a comunidade escolar.

O trabalho favoreceu a valorização dos profissionais da escola e também das famílias dos estudantes, fez com que tirassem dúvidas que nem sabiam que tinham, já que era comum - não é mesmo? - dizer a "tia do lanche" a "tia da limpeza" e por aí vai. Além do mais, os profissionais que estão no dia a dia dos estudantes têm atribuições, vantagens e desvantagens que eles, no último ano do Ensino Médio, nem imaginavam que existiam.

No momento da confecção dos cartazes, observei que um grupo ficou bastante insatisfeito com o fato de eu não dizer como eles deveria fazer, nem quais elementos deveriam colocar nos cartazes. Solicitei que cada grupo decidisse a maneira como exporiam os conhecimentos adquiridos com o trabalho desenvolvido nas últimas duas semanas, e isso gerou certo desconforto nesse grupo, que me chamou e quis discutir comigo por eu ter tal atitude. Depois de um tempo sozinhos conversando sobre o assunto, acabaram por criar o que foi um dos mais bonitos e criativos dos trabalhos expostos. Interessante notar o orgulho que os componentes ficaram pelo trabalho que eles próprios elaboraram.

AUTORIA          AUTONOMIA           PROTAGONISMO
























Construí um Mapa Conceitual do trabalho desenvolvido nos terceiros anos do Ensino Médio.   



O dia da exposição:













O trabalho acontecendo:











Nenhum comentário:

Postar um comentário